“Comer verduras, legumes e frutas diariamente dá muito trabalho”
Verdade: ter que lavar, higienizar e cortar esses alimentos com certeza é trabalhoso, ainda mais nos dias atuais. Dica: crie o hábito de, uma vez na semana, separar um tempo do dia para isso e/ou dividir essas tarefas. Assim, não será tão difícil.
“A melhor refeição é aquela variada e equilibrada”
Mito: comer um pouco de tudo não é sinônimo de ser saudável. Por exemplo, comer um pouco de tudo tratando-se de alimentos ultraprocessados pode ser considerado uma refeição variada, mas não a mais saudável.
“Comer fruta à noite engorda”
Mito: qualquer alimento em excesso não é benéfico; até água em excesso pode trazer problemas. As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e água. Elas dão saciedade e são boas para a saúde independentemente do horário.
“Ovos são ruins para o colesterol”
Mito: o ovo tem grande quantidade de colesterol, no entanto, sua ingestão não afeta de forma decisiva os níveis de colesterol no sangue. Seu efeito é mínimo quando comparado com outros alimentos com gorduras trnas e saturadas.
“Café da manhã é a melhor refeição do dia”
Mito: todas as refeições do dia são importantes, desde que realizadas respeitando a fome e a saciedade, e que os alimentos sejam bem selecionados.
“Comer pão, macarrão e batata à noite é ruim”
Mito: as calorias dos carboidratos não se duplicam à noite. O que vale a pena observar é a quantidade que se está consumindo durante todo o dia e como eles estão sendo combinados, como por exemplo, com alimetnos ricos em gorduras saturadas, farinhas refinadas, bebidas, etc.
