Como você escolhe hortaliças? Você sabe diferenciar aquelas que são impróprias para consumo? Hoje trago dicas para você sempre escolher o melhor alimento possível para você e sua família!

Além disso, não deixe de consultar a @embrapa. Eles têm todo um conteúdo voltado apenas para hortaliças!

Definição

É aquela hortaliça que teve sua aparência comprometida pela falta de cuidado durante a colheita e a comercializacao, resultando em um produto de baixa qualidade, apresentando alterações no sabor, na textura e no valor nutricional.

Atenção!

Além dos fatores anteriores, uma hortaliça imprópria para o consumo favorece o crescimento de microorganismos que podem prejudicar a saúde. Por isso, não deve ser consumida!

Feia vs. Danificada

“Hortaliça feia” é um termo muito utilizado para definir uma hortaliça que não se enquadra ao padrão estético exigido pelo mercado. No entanto, pode ser consumida sem nenhum problema! O produto pode não se adequar ao
seu padrão visual, porém continua saboroso e nutritivo.

A Hortaliça Feia

– Pequenas cicatrizes na casca;
– Machucados que não atingem a parte interna da hortaliça;
– Pequenas alterações de cor ou de formato;
– Pequenas alterações de tamanho: o tomate, a batata e a cenoura de pequeno porte são tão ou mais saborosos quanto os de tamanho padrão, por exemplo.

A Hortaliça Imprópria

– Produto extremamente machucado;
– Embalagens sujas;
– Rachaduras;
– Itens murchos e velhos;
– Amarelecimento;
– Escurecimento.

Dicas do Embrapa

Faça sua parte!

Não descarte os alimentos somente porque não atingiram um padrão de estética! De acordo com a Embrapa (2019), o desperdício de alimentos per capita por dia é 114 g, chegando a
41,6 kg por ano.