Nesse Dia Mundial da Água, o Bom Prato para a Família está trazendo uma opção de pratinho sem carne:
- Sala de pepino com tomate e gergelim;
- Arroz integral com cúrcuma e ervilha;
- Feijão;
- Rosti de inhame com salsa.
Você sabia que deixar de comer carne por apenas um dia ajuda a reduzir o consumo de aproximadamente 3.800 litros de água? (U.S. Department of State, 2011).
É isso mesmo! E não precisa ser vegetariano ou vegano. Apenas substitua a carne por outro alimento em um dia.
Agora, sei que muitos podem questionar: “se eu retirar a carne, o que eu vou comer?”
Uma boa alternativa é incluir as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico e ervilha). São fontes de carboidratos complexos de baixo índice glicémico, com vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além de possuir grande versatilidade e variedade.
¼ do seu prato deve ser composto por proteínas de origem vegetal (lentilhas, ervilhas, feijões e grão de bico) e cereais (arroz, aveia, misso, trigo, quinoa, amaranto, triguilho e centeio), assim como produtos de soja como (tofu e tempeh), nozes, amêndoas e sementes de chia. Ao combinar várias proteínas vegetais, por exemplo, com cereais e leguminosas, podemos otimizar a absorção de aminoácidos essenciais. É importante comer proteínas de diferentes fontes ao longo do dia.
A partir dessa atitude, você não só ajudará na redução do consumo de água como também vai beneficiar sua saúde. Refeições com ênfase em leguminosas, vegetais, frutas, sementes e castanhas ajudam a reduzir a ocorrência de doenças cardíacas, obesidade e diabetes.
E atenção para a ultima dica: ao lavar verduras e legumes, não esqueça a torneira aberta sem necessidade e não descasque os legumes com a torneira aberta. Quando possível, recolha a água para utilizar em outras atividades.
