Hoje é o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Nessa luta diária, nossa participação como consumidor é muito importante.

O bom prato para a família não só valoriza a variedade, o sabor, a textura dos alimentos, as questões nutricionais, mas também incentiva o consumo alimentar consciente. Ou seja, é importante conhecer os alimentos que estamos ingerindo: como são produzidos, onde e por quem. Isso implica em escolhas e atitudes que valorizam formas de produção mais sustentáveis para garantir uma vida digna e saudável, não só para nós, mas principalmente para os nossos filhos e netos, em um meio ambiente menos impactado e com inclusão social.

A agroecologia deve ser compreendida como Ciência e prática interdisciplinar que considera não só o conhecimento científico advindo das Ciências Agrárias, da Saúde, Humanas e Sociais, mas principalmente as técnicas e saberes populares (dos povos tradicionais) que incorporam princípios ecológicos e tradições culturais às práticas agrícolas gerando uma agricultura sustentável e promovendo a saúde e a vida digna. Tem como princípios fundamentais a solidariedade, sustentabilidade, preservação da biodiversidade, equidade, justiça social e ambiental, soberania e segurança alimentar e nutricional.

O problema é que, de acordo com o Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o uso de agrotóxicos vem crescendo significativamente desde 2006.

Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano (Inca, 2019).

A disseminação do uso de agrotóxicos implica sérias questões ambientais e de saúde publica. Os trabalhadores rurais, notadamente os da agricultura familiar, constituem o grupo mais vulnerável a problemas de saúde devido à exposição direta a pesticidas (Ipea, 2020).

Por isso, devemos sempre incentivar a agroecologia! Quem já está nessa jornada junto comigo? 🙂