As cores dos alimentos no prato têm importância para a saúde!
Em meus atendimentos, costumo motivar as crianças a montarem os pratos das refeições com as 5 cores (verde, vermelho, laranja, branco / amarelo e roxo). Porque, além de deixarem o prato muito mais atrativo, seus pigmentos naturais desempenham diversos papeis em benefício da saúde.
Esses benefícios estão relacionados com as propriedades antioxidantes presentes nos alimentos capazes de exercerem influências na redução do risco do desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, cânceres, distúrbios metabólicos, doenças neurodegenerativas e alterações inflamatórias.
Abaixo, você verá o benefício de cada uma das cores de alimentos para o nosso organismo!
Verde: Alimentos associados com a saúde de muitos órgãos do nosso corpo, como olhos, pulmões e rins. Também auxiliam na cicatrização e no fortalecimento olhos, pulmões e rins. Também auxiliam na cicatrização e no fortalecimento.
Vermelho: Alimentos que protegem contra doenças do coração e o câncer. Também possuem benefícios ao trato urinário e à proposta. Exemplos: tomate, frutas vermelhas, maçã e pimentão.
Laranja: Alimentos que auxiliam no bom funcionamento do sistema imune, no crescimento e no desenvolvimento saudável, por exemplo o dos olhos. Exemplos: cenoura, pimentão, abóbora, etc.
Roxo: Alimentos que exercem manutenção da função cerebral cognitiva, da saúde da pele, nervos, rins, aparelho digestivo, coração, ossos, previnem câncer e auxiliam no envelhecimento saudável. Exemplos: beterraba, batata roxa, berinjela, etc.
Branco / Amarelo: Alimentos que atuam na proteção das células contra doenças do coração, câncer e auxiliam na produção de energia e no sistema circulatório. Exemplos: nabo, couve-flor, cebola, alho e batata.