Lanchinho preparado em família com comida com de verdade tem outro sabor!
Organizar a lancheira da criançada, é uma preocupação para muitos pais, principalmente para aqueles que tem pouco tempo disponível em casa, mas que não abrem mão de um delicioso lanchinho feito com alimentos frescos, caseiros e minimamente processados.
Quero parabenizar todos os pais ou responsáveis que valorizam essa proposta uma vez que dedicar-se a alimentação da criança é sinônimo de amor. Todavia, manter esta prática diariamente é uma tarefa bem difícil devido à muitos aspectos da atual vida cotidiana. Uma incontável variedade de produtos e de informações sobre alimentação disponíveis, associados a uma quase dupla jornada de pais e apelos de marketing sobre os alimentos ultra-processados, estão entre as grandes barreiras à nossa dedicação diária.
Por outro lado, há algumas maneiras de superar estas barreiras com criatividade e técnicas simples. Como exemplo: levar as crianças a vivenciar as etapas da elaboração do lanchinho, ensinando-a a desenvolver seus 5 sentidos em todas as etapas.
Ao explorar os 5 sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) no ato da alimentação, as crianças vão desenvolver memorias afetivas. É através destes sentidos que temos acesso ao mundo, sendo os primeiros despertados quando estamos frente a presença do alimento. É através da percepção sensorial dos alimentos que as sensações são selecionadas, organizadas, interpretadas, arquivadas no cérebro, tornando-as referencias individuais processadas.