Hoje é o Dia da Gula e não podemos negar: açúcar e gordura formam uma combinação irresistível.

Além de oferecerem textura e sabor, esses dois elementos estimulam “o centro de recompensa cerebral”, uma das estruturas mais antigas que temos em nosso corpo. Após comermos essa combinação, o resultado é sempre uma sensação de gratificação e prazer. Por isso, se você se sente culpado por sentir esse bem estar, saiba que não é uma particularidade sua, mas um efeito fisiológico.

O que alguns estudos têm revelado, porém, é que o mal funcionamento desse sistema de recompensa antecipatória está relacionado com o desenvolvimento da obesidade. Lembre-se: é sempre bom consultar profissionais da saúde para fazer um diagnóstico.

Ao contrário do que várias pessoas defendem, excluir esses alimentos não é o melhor caminho a seguir. O que precisamos fazer é escolher adequadamente e melhorar as combinações. Devemos saboreá-los, mas sem excessos.

Mas será que a gente só consegue ter essa sensação de gratificação e prazer quando comemos alimentos com essa combinação?

Não! A boa notícia é que, através de mudança de comportamento e treinamento, é possível sentir prazer ao comer alimentos mais saudáveis.

Uma dica, por exemplo, é praticar mindful eating. Ë uma ferramenta que pode ajudar a conhecer melhor sua fome e a respeitar os sinais fisiológicos a partir de uma alimentação consciente.

Fique ligado no meu perfil para saber mais!

Fonte: Pilot randomized trial demonstrating reversal of obesity-related abnormalities in reward system responsivity to food cues with a behavioral intervention (2014).