Muita gente não sabe, mas hoje comemoramos o Dia da Gratidão no Brasil!

Quando refletimos sobre esse conceito, aposto que muitos pensam em agradecer aos outros por coisas que fizeram ou que nos proporcionaram. Quase que naturalmente acabamos esquecendo de nós mesmos.

Ter gratidão por si também é um grande ato de amor e de autocuidado, mas, para que isso ocorra naturalmente, precisamos de um certo treino diário.

Algumas pessoas podem achar essa tarefa dificílima, mas garanto a vocês: realmente é uma questão de treino!

A nossa sorte é que o cérebro possui uma função chamada “neuroplasticidade”, que nos dá a capacidade de mudar e adaptar a nível estrutural e funcional. Ou seja, aquilo que se repete acaba ficando mais forte e modelando o nosso cérebro: se praticamos a paciência, fortalecemos a paciência, se praticamos a raiva, fortalecemos a raiva, e assim por diante…

Por isso, se desejamos conviver em ambientes com pessoas mais gratas, que tal começarmos a trabalhar primeiro em nós?

Trabalhar esse tipo de gratidão é fundamental para que a gente tenha consciência de nós mesmos. Essa tarefa não é fácil, porém a meditação centrada na respiração pode ser um ótimo exercício para tomar consciência de si. Ou seja, quando você toma consciência e foca no momento presente percebe coisas que até então passariam despercebidas, identificando sensações, emoções e encontrando muitas respostas para situações do dia a dia!

Nesse post, portanto, trago a vocês algumas dicas para começar a meditar. Arraste o carrossel para acompanhar o passo a passo!

Passo 1: Procure um lugar tranquilo e onde não será interrompido(a).

Passo 2: Sente confortavelmente de forma relaxada.

Passo 3: Faça respirações profundas e exale bem o ar.

Passo 4: Deixe seus braços e seus ombros bastante relaxados.

Passo 5: Relaxe a mandíbula.

Passo 6: Tome consciência da sua respiração, apenas observe-a.

Passo 7: Observe seu abdômen ao expandir e inalar o ar.

Obs.: para quem está iniciando, medite de 3 a 5 minutos. Assim, o hábito pode crescer dentro de você!