É muito comum ouvir: “meus objetivos estabelecidos não foram cumpridos”. Mais comum ainda é ver que este incumprimento se repete ano a ano.
Vamos reflexionar por que isto acontece?
Acredito que para muitas pessoas a primeira coisa que vem à mente é: SOU UM FRACASSADO! EU QUERO, MAS NÃO POSSO!
Este tema é muito complexo, não se resume simplesmente em dizer que é um FRACASSADO por não ter realizado. Estudos comprovam que uma grande porcentagem da população não consegue concretizar o tão desejado sonho planejado, tendo como causa diferentes motivos que são estudados por muitos especialistas no assunto, entre tantas possibilidades que encontramos, quero apresentar a estratégia de Walt Disney como uma proposta para avaliar suas metas. Ele defendia a ideia que a partir do momento que há um sonho é preciso dividi-lo em etapas (chamadas de salas) para posteriormente vivencia-las intensamente, percebia que pessoas que ao passarem rapidamente da sala do sonho para a avaliação, colocava em risco seus propósitos muito antes de concretiza-los, porque permanecia nos obstáculos encontrados. A continuação seguem as estratégias (denominadas salas) apresentadas por Wall Disney:
1- A sala para sonhar: onde o objetivo será construído a partir de um sonho.
- É importante vivê-lo sem críticas e com a mente positiva,
- Saber o que realmente quer de forma bem detalhada,
- Enfatizar e conhecer seus pensamentos e emoções unindo-os de forma a levar adiante o que foi determinado.
2- A sala para ação: responsável pela planificação dos caminhos a seguir
- Identificar onde está,
- Traçar os caminhos para onde quer chegar,
- Percorrer com foco em sua meta sem perde-la de vista.
3- A sala para avaliação: nessa sala se realiza uma reflexão
- Observar os caminhos percorridos,
- Fazer as mudanças necessárias,
- Pedir feedback.
Acredito que a partir dessa breve apresentação ficou claro que não basta ter um objetivo ou uma meta apenas: é preciso sonhar, escrever, desenvolver, vivenciar, avaliar e corrigir ou seja construir um processo passo a passo, talvez pela falta de tudo isso que muitos não chegam a alcançar o êxito.
Agora se você sonha reconectar-se com o alimento e o ato de cozinhar a partir de uma conexao consigo mesmo, mas está encontrando dificuldades em construir os caminhos, convido você a participar do Coaching Kitchen, uma nova proposta de trabalho que vai levar você a viver novas experiencias dentro da cozinha, desenhando entornos saudáveis e prazerosos, onde a sua energia não será posta em controlar, mas, sim em desfrutar de uma boa comida.
Aqui está a sabedoria de construir objetivos!