Hoje é o Dia da Saúde e Nutrição e queria apresentar para vocês um conceito que nem todo mundo conhece: a Medicina do Estilo de Vida.
Este é um enfoque baseado em evidências que busca prevenir, tratar e reverter enfermidades substituindo hábitos não saudáveis por comportamentos saudáveis.
Enquanto a Medicina Tradicional trata os fatores de risco individuais no curto prazo, tem ênfase no diagnóstico e faz com que o paciente seja passivo no processo, a Medicina do Estilo de Vida trata os hábitos causadores do adoecimento, tem ênfase na mudança de comportamento e faz o paciente ser ativo no cuidado.
Os 6 Pilares da Medicina do Estilo de Vida são:
🥗 Alimentação Saudável: alimentos integrais baseados em plantas. 5 porções de legumes e frutas por dia, carnes de 1 a 2 vezes na semana. Incluir nozes e sementes, feijões, lentilha, grão de bico e ervilha
🏃🏽♀️ Exercícios: atividade física regular e constante, como caminhar por 60 minutos, fazer alongamento e exercício de força.
💆🏼♀️ Aliviar o estresse: meditação, estar em contato com a natureza.
🚻 Relações interpessoais: estar com amigos e família, cuidar de um animal de estimação.
😴 Melhorar os hábitos do sono: dormir 7 a 8 horas, não utilizar telas próximo do horário de dormir, deixar as luzes da casa mais apagadas ou meia luz.
🍻 Suspender abuso de substâncias: excluir cigarro e reduzir o consumo de álcool.
Referência: Ana Paula Carvalho, Médicos na Cozinha, 2019. (@medicosnacozinha)
