Em tempos de pandemia, a nossa atenção deve estar voltada para o autocuidado.
E, para isso, o coaching é uma das melhores opções! Esse serviço pode ser descrito como um conjunto de ferramentas de comunicação, recursos, técnicas e conhecimentos que visam promover mudanças positivas e duradouras. Ou, como expressado por Tim Gallwey em seu livro O jogo interno do tênis: “O coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo seu desempenho. Consiste em ajuda-la a aprender, em lugar de ensiná-la”.
Coaching, inclusive, é uma palavra que existe desde a idade média, utilizada para descrever o condutor de carruagens (cocheiros) que eram os profissionais que conduziam os passageiros até o destino desejado.
O que faço no consultório e na cozinha de várias famílias é o chamado coaching nutricional. Você já ouviu falar?
É um processo desenhado para ter início, meio e fim. Seu tempo de aplicação pode variar dependendo muito do objetivo a que se quer alcançar, da participação do coachee/familia e da evolução do mesmo.
Após eu realizar o mapeamento de objetivos que você e sua família desejam alcançar em relação à alimentação, passamos ao plano de execução:
• Avalio o perfil nutricional, a qualidade das refeições e exames laboratoriais;
• A cada semana, elaboramos metas a curto prazo a serem trabalhadas de forma que a família e/ou paciente assuma a responsabilidade para si e gere respostas com resultados positivos;
• Acompanho semanal e/ou quinzenalmente para discutir a experiencia das metas anteriores, quais foram as barreiras, como superá-las dar continuidade até que a família consiga sozinha manter novos hábitos.
Conheça meu trabalho e faça uma intervenção comportamental na vida de sua família! Meu objetivo é promover a nutrição e a saúde por meio da facilitação do preparo de comidas caseiras e de um processo de aprendizado ativo, combinando treinamento em culinária com competências de coaching nutricional.
Conquiste novos hábitos!
