De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde e a AESA – Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos, até o momento não há comprovações que a contaminação pelo vírus SARS-CoV2 seja transmitido por alimentos.

No entanto, esse vírus pode persistir por horas ou vários dias dependendo da superfície, da temperatura e da umidade do ambiente. Sendo assim, as boas práticas de higienização dos alimentos, principalmente para aqueles que serão consumidos crus, devem ser realizadas com muita atenção.  

Vamos falar sobre as etapas obrigatórias para a higienização dos alimentos! Essas medidas foram consultadas em órgãos sanitários e legislações vigentes no país.

VERDURAS, FRUTAS E LEGUMES

Retire a sujeira visível, partes não-comestíveis ou deterioradas.

Lavar em água corrente parte por parte. Depois, desinfete-os com hipoclorito de sódio 2.0 a 2.5% (1 colher de sopa para 1 litro de água), ou hipoclorito de sódio 2.5% em gotas (20 gotas para 1 litro de água). Observe que a própria embalagem apresenta a diluição.

Deixe de molho por 10 minutos e enxague bem em água corrente

QUANDO DESINFETAR?

Devemos tomar cuidados especiais com os alimentos que vão servir nossa família!

O ideal é desinfetá-los sempre antes de consumí-los, antes de guardá-los na geladeira ou, na impossibilidade como é o caso de alguns legumes; mandioca, mandioquinha, cara, inhame que não devem ser lavados para armazenar, porém é possível mante-los fora da geladeira, armazenados em outra embalagem original ou lavados e retirado a casca e armazenados no freezer.

Outro exemplo são os ovos: só devem ser lavados minutos antes da preparação, porque se o fizermos eliminaremos a película que protege a casca e dessa maneira estaríamos facilitando a entrada de microrganismos. Só devem ser lavados na hora de serem utilizados, nunca para guardá-los).

RECOMENDAÇÕES DA ANVISA

A Anvisa recomenda cozinhar bem os alimentos, uma vez que muitos dos agentes transmissores de doenças são sensíveis ao calor. Também não devemos usar ou comprar produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito!

ATENÇÃO AO COMPRAR ÁGUA SANITÁRIA

Observe a tampa, a embalagem e o rótulo

Tampa: deve estar com cinta de segurança

Embalagem: resistente, cômoda para manipular e de primeiro uso

Rótulo:

Indique o teor de cloro ativo: 2,0% a 2,5% p/p

Apresente nome e endereço do fabricante, incluindo seu número de registro no ministério da saúde ou notificado na Anvisa

Forneça indicações de armazenamento e validade

Modo de usar, como exemplo:

Limpeza geral: banheiros, cozinhas, pisos, vasos sanitários, azulejos, paredes

Diluição: 1 colher de sopa (20ml) de água sanitária para 1 litro de água

Enxague após 10 minutos

Indique na embalagem (dia-mês-ano)

Apresente as indicações de proteção ao usuário como exemplo:

Manter fora do alcance das crianças