Hoje é o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer, evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Acredito que é do conhecimento de todos que o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas e internas. No entanto, sabe-se que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

Por isso, hoje gostaria que você parasse um pouquinho para observar o seu atual estilo de vida. Se você precisar de uma ajuda para melhorar sua alimentação, marque uma consulta e invista em sua saúde!

Como mais de 78% das doenças podem ser prevenidas por mudanças no estilo de vida, trago no post 7 dicas para prevenir o câncer. Quantas delas você já aplica em seu dia a dia? Conscientizar-se e educar-se também são bons caminhos a serem seguidos para prevenir que o câncer se desenvolva.

1. Evite fumar e beber: a combinação entre bebidas alcóolicas e cigarro aumenta a chance de câncer em 20 vezes.

2. Alimente-se de forma variada: metade do seu prato é composta por legumes e verduras? Feijões e cereais integrais estão presentes na sua dieta? Evita ultraprocessados?

3. Beba água: a água facilita o transporte dos nutrientes dentro do corpo, sendo essencial para nossa saúde e bem-estar.

4. Pratique atividades físicas: atividades físicas melhoram as funções vitais do organismo, além de reduzirem a gordura corporal.

5. Faça exames de rotina: quanto mais frequentemente você se examinar, maior a possibilidade de saber sempre como está.

6. Consuma sal moderadamente: exagerar nas pitadas (e nos produtos industrializados) aumenta o risco de câncer no estômago.

7. Evite exposição ao sol: os horários entre 10h e 16h são os mais perigosos para o nosso corpo.